Cérebro, uma biografia – David Eagleman (Resenha)

Cérebro, uma biografia – David Eagleman (Resenha)

Para quem sempre quis conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da nossa mente e como ela trabalha em nossas decisões, relacionamentos e nas mais simples tarefas do dia-a-dia, o livro: “Cérebro: Uma Biografia”, do neurocientista britânico David Eagleman é uma ótima dica. Uma leitura simples, envolvente, que nos leva a conhecer os mistérios do nosso cérebro e como esse órgão se desenvolve desde o nosso nascimento até a fase adulta, e impacta diretamente em nossas decisões e comportamentos, desde as questões mais simples até as mais complexas.

Todas as experiências da nossa vida, desde uma simples conversa a toda nossa cultura, formam nosso cérebro. A mente do ser humano é um circuito vivo, que está em constante evolução e jamais atinge um ponto final.

O processo de construção do cérebro humano leva 25 anos. Nascemos com os neurônios sem conexão, e os nos dois primeiros anos de vida, eles começam a se conectar com uma imensa rapidez. No cérebro de um bebê a cada segundo, se formam cerca de 2 milhões de sinapses; conexões essas que chegam a mais de 100 trilhões aos dois anos, e dobram na fase adulta. Mas nosso cérebro não armazena tudo que recebe, cerca de 50% das sinapses são cortadas com nosso amadurecimento.

Você sabia que um cérebro adulto pesa aproximadamente 1,5kg (2% do peso corporal) e consome 10,8 calorias por hora, o que corresponde a 20% das calorias queimadas por dia? Além disso ele consome 20% do oxigênio e glicose do nosso corpo. Ou seja, pensar, raciocinar cansa e é um exercício constante.

O autor aborda também no livro, um ponto importantíssimo que é o nosso cérebro na adolescência e razão pela qual muitos jovens agem por impulso e de forma aparentemente impensada, sem medir as consequências futuras, e como são levados pelas emoções e pelo pensamento em si próprios.

Os nossos sentidos também são todos controlados por nosso cérebro, o olho não funciona como uma simples câmera que registra tudo o que está no ambiente, tampouco nossa audição como um alto-falante que capta todos os sons e nos traz o entendimento da escuta; esses sentidos funcionam através da coordenação de bilhões de neurônios que trabalham em perfeita sintonia. A nossa percepção requer que nossa mente compare diversos fluxos de dados sensoriais, e cada percepção requer um tempo para ser processada.

Dividido em seis partes, cada uma delas focando um aspecto diferente do cérebro, o livro traz dados e estudos científicos, além de cases que exemplificam melhor cada um dos pontos abordados. O autor aborda tópicos como: livre-arbítrio, consciência, o imediatismo e imortalidade; além de como nosso cérebro é afetado por lesões, uso de drogas e doenças, e como isso pode nos levar a atos inconscientes e antes inimagináveis.

Outro case que merece nosso destaque, é um estudo que mostrou como os resultados dos julgamentos nos EUA são influenciados de acordo com o momento e horário que ocorrem. Um preso tem 65% de chance de condicional se julgado após a refeição, enquanto essa probabilidade reduz as chances de um resultado favorável, se estiver mais próximo do fim da sessão. As avaliações mudam de acordo com as circunstâncias, esse fato é conhecido como “Esgotamento do Ego”, quando as áreas cognitivas de nível mais elevado, que envolvem as funções executivas e planejamento, como o córtex pré-frontal, ficam fatigadas e nos induzem a uma decisão.

Apesar da complexidade do tema, o livro nos leva de forma simples e clara, a uma viagem ao centro das nossas mentes e mostra que esse órgão não é uma simples massa encefálica, mas sim um conjunto de conexões que moldam nossas vidas e nos transformam em quem somos, através da interação e relação que temos com o mundo e com os outros, assim como Eagleman diz: “metade de nós são os outros”. Somos criaturas profundamente sociais, o cérebro não foi feito para viver isolado, ele é extremamente dependente do outro para sobreviver.

Uma leitura altamente indicada! O livro no Brasil é publicado pela editora Rocco e possui 256 páginas. Compre diretamente no site da Amazon clicando aqui.

Joel Prado
Profissional de Marketing
Customer Succes
Especialista em Gerenciamento de Projetos

2 comentários em “Cérebro, uma biografia – David Eagleman (Resenha)

Deixe um comentário